Acesso à Informação

Acesso à informação

Notícias

Legislativo e Executivo de São João da Urtiga cumprem agenda de grande relevância na capital gaúcha

Legislativo e Executivo de São João da Urtiga cumprem agenda de grande relevância na capital gaúcha
Estiveram reunidos na cidade de Porto Alegre, representantes do Poder Legislativo e Executivo Urtiguense, ou seja, todos os nove vereadores, assessor jurídico, oficial legislativo, vice-prefeito municipal e assessor de deputado estadual. 
 
  Tal visita teve como demanda a necessidade de providências urgentes abrangendo o asfalto que cruza o perímetro urbano da nossa Avenida Professor Zeferino, a qual faz parte da ERS-126, domínio do DAER.
 
  Na oportunidade, em audiência oficial com o Senhor Juvir Costella (Secretário de Logística e Transportes  do Estado do Rio Grande do Sul), Senhor Pablo Teixeira (Chefe de Gabinete do DAER/RS) e Senhor Luciano Faustino da Silva (Diretor-Geral do DAER/RS), foram tratados e alinhados assuntos abrangendo os próximos procedimentos necessários referente a recuperação asfáltica e por consequente o recapeamento asfáltico da Avenida Professor Zeferino (ERS-126), na ocasião foram apresentadas e tiradas todas as dúvidas dos membros presentes na reunião, da mesma forma foi explicado o passo a passo para realização das próximas fases de cooperação entre o Município e o Estado, bem como foi explanado sobre a importância e necessidade da concretização desta importante obra, a qual demanda de investidura e autorização do Governo Estadual, uma vez que trata-se de uma via não municipalizada.
 
  Assim, foi apresentado o histórico do município na busca pelos recursos e pela contemplação de tal recuperação da Avenida Professor Zeferino (ERS-126), com destaque especial na urgência pela solução e também o anseio da população.
 
Diante disso, foi confirmado pelos representantes do Estado do Rio Grande do Sul, que em breve será realizada a avaliação da situação e da infraestrutura da Avenida Professor Zeferino (ERS-126), com intuito de realizar o levantamento dos dados técnicos necessários para o início da execução das obras, com o devido respeito das fases de execução.
 
Nesse sentido, foi destacado pelos representantes do Estado que o Município de São João da Urtiga está bem organizado e atendo a todos os pedidos de documentação elaborados pelo DAER, sendo que já foram encaminhados todos os documentos necessários para a elaboração e posterior firmatura do termo de cooperação entre o Município e o Estado.
 
Diante disso, frente a entrega pelo município dos documentos exigidos pelo DAER, nos próximos dias será elaborado o referido termo de cooperação. Após a elaboração de tal documento, será comunicado o Chefe do Poder Executivo para que o mesmo realize a assinatura do termo de cooperação.
 
  Em ato continuo, com a assinatura do termo de cooperação, o DAER designará um profissional técnico responsável para comparecer no município de São João da Urtiga, com o intuito de realizar o levantamento necessário das condições atuais da Avenida Professor Zeferino, metragem necessária, condições gerais do trecho, pontos de infiltração entre outros detalhes importantes para o início da obra.
 
  Nessa toada, foi confirmado que o DAER e o Estado possuem condições para suprir a demanda do nosso município e dos demais municípios que também se encontram em situação similar a nossa. Sendo destacado pelo Secretário Juvir Costella que após a assinatura do termo de cooperação e o levantamento/avaliação inicial, serão direcionados todos os esforços para que todas as etapas do projeto sejam cumpridas da maneira mais breve possível dentro das condições do Estado.
 
Após essa assinatura do termo de cooperação e da avaliação pelo técnico indicado pelo DAER, iremos adentrar nas fases de execução, as quais serão divididas em duas etapas, a primeira abrangendo a recuperação e a segunda abrangendo o recapeamento. Lembrando que o Estado vai disponibilizar a capa asfáltica de forma 100% gratuita e o município ficará responsável pela retirada e aplicação da referida massa asfáltica na Avenida.
Desse modo, na primeira fase, a qual abrange a recuperação da base, será realizada a manutenção corretiva, a qual abrange o recorte e retirada dos pontos do asfalto que se encontram em péssimo estado de conservação e com infiltrações. Nesta primeira fase se buscará fazer um procedimento inicial para sanar e evitar que as infiltrações existentes se espalhem e comprometam a segunda fase que abrange o recapeamento, afastando o perigo de futuros danos, assim como é de conhecimento público e pode ser verificado nas demais rodovias, inicialmente recorta-se todas as partes danificadas e se refaz todos os espaços retirados com nova massa asfáltica, aquecimento, compactação e demais procedimentos necessários.
 
  Realizada essa primeira fase, se dará início a segunda fase a qual abrange o recapeamento, a qual será realizada através de nova vistoria do profissional responsável designado pelo DAER, na qual o mesmo realizará analise de cumprimento das condições da primeira fase e fará levantamento de quanta massa asfáltica se fará necessária para a realização do recapeamento abrangendo a segunda fase, bem como o mesmo irá fixar a espessura necessária a ser utilizada no recapeamento e as ranhuras e nova fresagem se necessário, a serem realizadas antes do recapeamento para que haja aderência da nova camada asfáltica a ser aplicada.
 
Dito isso, restou esclarecido que mediante a assinatura do termo de cooperação, bem como respeitando e cumprindo todas as condições e prazos estipulados, as duas fases serão cumpridas e a população Urtiguense poderá desfrutar de tal obra, que irá gerar maior segurança, embelezamento e trafegabilidade para todos aqueles que utilizam a via.
 
Em toda a conversa com o Secretário de Logística e Transportes e responsáveis pelo DAER, os mesmos frisaram que para dar início a tal procedimento, é indispensável que o primeiro passo seja cumprido, ou seja, realizar a assinatura do termo de cooperação pelo município de São João da Urtiga com o DAER, o qual será disponibilizado nos próximos dias para a municipalidade firmar o mesmo.
 
Com o cumprimento dos requisitos, o Governo do Estado dentro do que for estipulado, entrará com a massa asfáltica de forma 100% gratuita e o município com a utilização da Usina Asfáltica da AMUNOR, da qual ainda não fez uso e que goza de direitos para tal como integrante membro ou através da contratação de mão de obra e equipamentos para fazer a aplicação de tal massa asfáltica.
  Diante tudo isso, foi destacado e garantido que o município de São João da Urtiga está apto à postular junto ao Estado a firmatura do termo de cooperação que tem como objeto a execução da tão aclamada recuperação e recapeamento da nossa Avenida Professor Zeferino (ERS126), possibilitando a realização de todas as etapas sem que seja necessário intervir de maneira isolada, mas sim atuando de maneira cooperada com o DAER e com o Estado do Rio Grande do Sul, uma vez que existe o entendimento e intenção do Estado em colaborar e auxiliar o município através do termo de cooperação.
 
 

logo rodape

Endereço

Avenida Professor Zeferino, 765, Centro
São João da Urtiga - CEP: 99855-000

Informações

Segunda a sexta-feira 07:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00
Telefone: (54) 3532-1123
Email: contato@cmsaojoaodaurtiga.rs.gov.br